quarta-feira, 6 de maio de 2015

É tudo psicológico

Chegou o inverno e com ele uma das coisas que mais me irrita. Porém se engana quem pensa que é o frio, o que mais me irrita é quando alguém te vê com casaco, capuz e ceroula (a pessoa vestida igualmente ou pior) e mesmo assim solta a fatídica e irônica pergunta: "Ta com frio é?".

Aqui no sul é ainda pior. Afinal gaúcho não sente frio, ou pelo menos jamais admite. O problema não é nem tanto em me fazerem tal pergunta, mas em quem a faz e jamais assume estar com frio. A pessoa visivelmente está desconfortável, batendo os dentes e quase não se mexe. Mas quando perguntam se ela está com frio a resposta é sempre a mesma: "Capaz!".

Comigo é ainda pior e vou, mais uma vez, tentar explicar. Tetraplégicos não gostam de frio. Eu até gostava, mas quando morava em Brasília e o frio era aquele ventinho na beira do lago com a temperatura na casa dos 20º. Era lindo.

Pois bem, o exemplo mais fácil de se dar da minha aversão ao inverno é justamente com a estação oposta. Uma pessoa normal consegue manter a temperatura corporal constante. No calor, o corpo percebe a temperatura alta, envia um sinal para o cérebro através da medula espinhal e o cérebro responde com um sinal, também via medula espinhal, para o corpo transpirar e consequentemente abaixar o temperatura. Tudo perfeito. Porém, em quem tem uma lesão medular, o caminho por onde o sinal passa está interrompido, impedindo assim que o corpo trabalhe normalmente.

Como consequência disso, eu não transpiro, nem mesmo numa sauna. Sendo assim, quem tem lesão medular se obriga a controlar a temperatura corporal de outras maneiras. Não sofro tanto no verão, mas no inverno quase sempre sinto mais frio que o normal. Outro fator que me complica é por ter uma placa e quatro parafusos no pescoço. Quando pego vento a sensação é de uma faca entrando lentamente na minha nuca. Sinto dor, os músculos se contraem, o corpo fica dolorido e eu não consigo e nem quero fazer mais nada.

Por isso evito sair para lugares abertos no inverno. Se saio encasacado sou fresco e se não saio sou antipático (isso quando não pensam que estou em depressão). Pra mim, qualquer temperatura perto dos 15º é um parto. O capuz é de longe o meu melhor amigo. Primeiro porque ele esquenta o pescoço e segundo porque quando o uso ele jamais me pergunta se eu estou com frio.

Na vitrola
"I just wanted something to believe in"

Nenhum comentário: