domingo, 17 de janeiro de 2010


O Projeto
Projeto Walk é o mais experiente centro de recuperação de lesão medular do mundo. “Utilizando o Exercício para Mover a Ciência” é, além do slogan do projeto, o propósito e o motivo pelo qual o projeto foi criado. O Instituto prepara profissionais da saúde, colabora e publica pesquisas com médicos, cientistas e pesquisadores em todo o mundo, além de receber pacientes com histórico de lesão medular. Os especialistas treinam pacientes com ferramentas inovadoras para que eles desenvolvam as habilidades necessárias para caminhar novamente.

O projeto de recuperação consiste em cinco fases:

Fase I (Reativação) e
Fase II (Desenvolvimento e Estabilidade)


Estas primeiras fases são indicadas para pacientes pós lesão. O programa teve início com a crença de que um sistema nervoso traumatizado por uma lesão medular pode se reorganizar quando estimulado corretamente. O programa baseia-se na teoria de que sem a estimulação externa o sistema nervoso humano pode se deteriorar após a lesão. No Project Walk o objetivo é reativar o sistema nervoso com o objetivo de desenvolvê-lo para um sistema mais funcional a fim de recuperar funções perdidas.

Fase III (Força)


A meta da Fase III é iniciar através de contrações musculares os movimento e estímulos. É o momento em que o sistema nervoso tenta se reconectar, mas caso não seja estimulado resulta em espasmos. Os especialistas do programa podem ajudar a treinar os espasmos para que estes se tornem movimentos controláveis.

Os treinadores estão aptos a criar um movimento desejável através da manipulação do corpo e aplicando resistência por contrações fortes. Para diminuir os espasmos não são utilizados medicamentos, pois acredita-se que estes tratam os sintomas, porém não estimulam o movimento e a coordenação a longo prazo. Quando um músculo é contraído muitas vezes com a estimulação correta, os nervos e músculos ganham força e, o mais importante, coordenação. Os pacientes do programa começam com séries de exercícios simples nas primeiras fases do tratamento até que os especialistas os ensinam como controlar totalmente os movimentos. Na fase III, o paciente estará apto a controlar seus próprios movimentos.

Fase IV (Função e Coordenação)


Esta é uma fase de transição pois o paciente está dividido em dois mundos, ele tem a habilidade de se mover e controlar os membros, mas não tem a força e a coordenação para andar sem cuidados externos. A evolução da fase III para a IV pode ser longa, árdua e até frustrante. Nem todos conseguem fazer essa transição. A fase IV como todo processo de recuperação não acontece isoladamente, ou seja, elas são interdependentes.

Os pacientes normalmente começam a ter movimentos de alguns membros, mas não completamente. Por exemplo, alguns podem ter uma perna que tem mais movimentos funcionais do que a outra, mesmo que elas sejam móveis, ainda estão aprendendo a usar o seu sistema nervoso. A partir da reorganização do sistema nervoso, as funções lentamente vão voltando para o corpo, por isso deve-se estar atento a postura.

Todos os dias, no programa, o corpo é treinado com o objetivo de prevenir uma disfunção postural, pois é importante tratar a postura antes de voltar a caminhar, caso contrario o tratamento não terá a evolução esperada. Acredita-se que, com o estimulo correto e profissionais preparados, o paciente que pode mover as pernas estaria apto a andar novamente.

Fase V (Formação)

O objetivo da fase V é fornecer um treinamento funcional de postura aos que estão aptos a andar com ou sem cuidados externos. Treinar cada paciente com as ferramentas disponíveis para que estes desenvolvam as habilidades necessárias para caminhar novamente. Para o Project Walk o progresso somente é alcançado quando o cliente esta satisfeito com os seus resultados.

http://www.projectwalk.org/

7 comentários:

Alan ♪ disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Vi teu tópico na comunidade do Grêmio no orkut...

Afinal de contas, quanto custa o tratamento? Não achei em lugar nenhum dados sobre valores...só achei aqui no site aquela barrinha que informa quantos dias foram doados.

Quanto custa tudo? E cada dia?

Valeu

Marcelo Navarro disse...

Pelas minhas contas, pouco mais de R$ 550,00 para cada dia de tratamento... o tratamento completo custaria R$ 100.000,00.

Glau disse...

Vamos Fábio com força total continuar a campanha. Vc tem sido um exemplo para mim a cada dia. Força Guerreiro, força Menino Lindo. Vc é um grande lutador. Unidos com Deus conseguiremos! Abraço!

Anônimo disse...

Camarada fiquei comovido com tua história. Boa sorte. Eu ajudei com o que eu pude. Você é um vencedor. Tenho certeza que vc vai conseguir.
ABÇS.....
Valeuu!!!!!!


Agência:3596-3
Conta:9411-0
Nome:FABIO HENRIQUE F GRANDO
Data: Nesta data
Valor: ????,00

Unknown disse...

Olá Fábio,
Gostaria de te mandar uma mensagem de força e otimismo!
Vi no seu blog..nossa torcida é grande. Após te conhecer, vc passou a estar em minhas orações.
Você vai vencer!
Deus está no controle!
Grande abraço!

Jader Carvalho

Unknown disse...

Olá Fábio,
Gostaria muito de conversar com vc e te ajudar antes de sua partida.
Tentei te enviar um e-mail, mas não obtive sucesso!
Por favor, me manda um número de telefone que eu possa falar com vc.
Meu e-mail é jaderrosas@hotmail.com
Deus te abençoe.
Abraço