segunda-feira, 11 de maio de 2015

Apertem os cintos


*texto escrito no dia 15 de fevereiro, após duas derrotas seguidas em casa pelo campeonato gaúcho. Como o time melhorou, não publiquei, agora acho que serve novamente.

O ano de 2015 não será apenas mais um ano sem títulos para o Grêmio, será um ano de sofrimento como jamais vimos na história. Um ano onde o principal objetivo será o de se manter na elite do futebol brasileiro, algo muito distante da grandeza do clube. A política de contenção de gastos era necessária, talvez não de forma tão drástica, mas já que foi feita só nos resta, como sempre, torcer e torcer muito. Preparem as orações, convoquem os santos, acendam as velas e peguem a calculadora para fazer muitas contas em busca do nosso maior objetivo neste ano: somar 45 pontos no Campeonato Brasileiro.

Desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputados por 20 equipes, a menor pontuação de um time rebaixado nos pontos corridos foi de 38 pontos em 2014 e a maior foi de 45 pontos em 2009. Como desgraça pouca é bobagem, vamos adotar o pior cenário, com os 45 pontos e calcular o que será preciso fazer para chegar a pontuação que nos libertará de mais um vexame.

FAZENDO AS CONTAS
45 pontos são 12 vitórias e 9 empates, o que permite que uma equipe perca assombrosas 18 vezes entre os 38 jogos do campeonato. Desde 2006, a maior quantidade de derrotas do Grêmio foi de 16 em 2011 na pior campanha do clube, quando somou 48 pontos e terminou em 12º. Neste ano, o último time rebaixado somou 44 pontos.

Mas vamos ao campeonato de 2015. Com um elenco recheado de garotos da base, mesmo que venham alguns reforços, será possível somar os sonhados 45 pontos? Será que é possível vencer 12 vezes e empatar outras 9?

Vamos as hipóteses, começando pelas vitórias. Contra times de menor orçamento, mesmo que isso não signifique que eles sejam de menor qualidade, é obrigação vencer, principalmente em casa. São eles: Joinville, Avaí, Figueirense, Chapecoense, Sport, Goiás e Ponte Preta. Os paranaenses do Coritiba e do Atlético-PR sempre complicam, mas na Arena, são jogos que teremos que vencer, assim como Vasco, que recém subiu da Série B e o reformulado Santos (na época em que escrevi o Santos não estava bem como agora, mas vou deixar assim). Se vencermos estes times em casa, já teremos 11 vitórias e 33 pontos na conta.

Já com times da mesma grandeza e que possam estar envolvidos em outras competições como a Libertadores e/ou finais da Copa do Brasil, vou me ater ao retrospecto e por na conta mais uma vitória contra o Corinthians e 3 empates contra São Paulo, Atlético-MG e Cruzeiro todos na Arena. Assim, teremos mais 6 pontos, somando 39 no total (somente nos jogos em casa).

Desta maneira restaria ao Grêmio alcançar mais 6 pontos para escapar da degola. Por pior que o time seja, uma vitória fora de casa sempre acontece, mesmo assim vou optar pelo pior cenário e não contabilizarei nenhum triunfo como visitante em 2015, algo que nunca ocorreu com o Grêmio (O pior ano como visitante foi em 2009, apenas uma vitória sobre o Náutico). Fora de casa contarei apenas dois míseros empates, contra a Chapecoense e o Figueirense (vale lembrar que em 2014 o Grêmio venceu todas as partidas em Santa Catarina). E para salvar a tão sofrida alma tricolor, mais 4 empates em casa contra Inter, Palmeiras, Flamengo e Fluminense nos dando assim os tão desejados 45 pontos.

RETROSPECTO
No papel nem parece tão difícil a meta de 12 vitórias e 9 empates. Afinal, desde 2006 o número mínimo de vitórias do Grêmio foi de 13 (em 2011) e de empates foram 9 (em 2008 e 2011). Repito, se a teoria acima se confirmar, o Grêmio terá perdido assombrosas 18 vezes, fato que jamais aconteceu na história do clube. O número máximo de derrotas até hoje foi de 16 (em 2011).

Porém, a cada palavra digitada neste texto me vem a lembrança dos jogos recentes do Grêmio (texto escrito em fevereiro de 2015) e começo a temer pelo pior novamente. Não será fácil. A torcida não deve deixar de pagar as mensalidades de sócio e muito menos deixar de ir aos jogos. Vamos perder em casa? Vamos. Vamos perder fora de casa para times menores? Provavelmente. Porém, até mesmo em jogos menores, contra Chapecoense, Avaí, Sport… temos que fazer da Arena um inferno para os adversários, teremos que jogar junto. 

O estrago já está feito, o ano será trágico, mas se sobrevivermos, o futuro será promissor. Começar 2016 com a casa em ordem, sem dívidas, com um treinador que conhece o clube melhor do que todos e provavelmente com a gestão da Arena sendo 100% do clube será um ótimo negócio. Volto a dizer, discordo da maneira como foram feitos os corte nos gastos, mas ninguém que está no comando quer a desgraça do clube, então vamos junto, vamos fazer o que nos é possível fazer. Associem-se, apoiem durante os 90 minutos e defendam o Grêmio. Já fizemos isso antes e tenho certeza que faremos novamente.
Obs.: a projeção acima foi feita antes da tabela ser divulgada, o Grêmio estreou em casa contra a Ponte Preta e já começou devendo pontos, deixou escapar dois.

Nenhum comentário: