quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Em busca de uma solução

*O Grêmio foi excluído da Copa do Brasil por unaniminade de votos no STJD, o texto a seguir foi escrito antes da punição.

O Grêmio e a grande maioria de sua torcida estão sendo execrados pelo resto do país e de maneira covarde. Estão misturando situações que deveriam ser tratadas de maneiras distintas, independentemente de que ambas possam estar erradas. Não é justo a mídia e demais torcedores generalizarem os gremistas como racistas e muito menos de uma hora pra outra passarem a condenar tudo o que a torcida do Grêmio faz/canta nos estádios. Ofender individualmente um negro de "macaco" é abominável e soa bem diferente de ouvir o mesmo termo sendo cantado para se referir ao rival em uma música da torcida. É preciso diferenciar sim tais situações e interpretá-las de maneiras distintas.

Até ontem ninguém falava NADA e achava linda a festa da torcida do Grêmio, inclusive com as músicas contendo o termo "macaco" em suas letras. Pois bem, passar a punir o clube a cada vez que ouvirem algo que não agrade não é justo. Se for assim, que fechem o Grêmio e tantos outros times do Brasil. Ou seremos hipócritas em achar que esse é um problema só do Grêmio? Por mais que o "macaco" pareça ser o pior dos apelidos utilizados por uma torcida, não é fácil fazê-lo desaparecer da boca de milhões de torcedores como que num passe de mágica. Por isso é necessário que se olhe de maneira distinta para essas músicas e para uma pessoa que chama um único jogador de um time qualquer e negro de "macaco". São sim coisas diferentes.

A questão aqui é que até dias atrás, tal termo era tolerado nas músicas. Agora não mais e ainda querem punir a cada vez que ele aparecer nas músicas da torcida? Calma lá! Admito que é preciso mudar e cortar o mal pela raiz. Talvez o termo já não caiba mais nos dias de hoje, afinal no mundo todo "macaco" tem sim uma conotação racial. Por isso, talvez seja a hora de nós gremistas o abolirmos de uma vez por todas. Porém, também é preciso analisar o contexto e ir com calma nos julgamentos precipitados. Não se pode condenar a cada vez que uma música for cantada, o que deve ser feito é alertar, apontar o erro. Uma jovem qualquer gritar "macaco" para um negro é um crime gravíssimo e deve sim render uma punição. Agora a torcida cantar "olha a festa macaco" é diferente, existe aí todo um contexto. Repito, embora eu nunca tenha considerado esses cantos como sendo racistas, concordo que é preciso mudar, dar um passo adiante e evoluir. O Grêmio já foi pioneiro diversas vezes na sua história e essa mesma torcida que hoje está sendo execrada foi quem revolucionou a maneira de torcer no país, embora tenha sim passado do ponto por inúmeras vezes.

Pois bem, agora o Grêmio e sua torcida têm a chance de dar mais um exemplo. Temos um abacaxi gigantesco nas mãos, mas o vejo como uma grande chance de começarmos uma nova era no futebol brasileiro, uma era sem preconceito, qualquer que seja ele. O problema nem de longe é só dos torcedores do Grêmio, mas já que insistem em dizer que é, que tal começarmos a resolvê-lo? Os gremistas de repente se viram com o mundo todo apontado o dedo para a camisa tricolor e gritando a plenos pulmões que quem veste tal camisa é racista. Não é justo.

Concordo que para um negro, ser chamado de "macaco" rebaixa e humilha como talvez nenhuma outra ofensa, mas eu também não gosto de ouvir um "ainda bem que é aleijado, seu racista de merda" só por estar usando uma camisa do Grêmio, e isso já aconteceu. No Rio de Janeiro um senhor com a mesma camisa foi agredido, em Porto Alegre um casal no supermercado passou por algo parecido. Se é para corrigir erros e acabar com preconceitos, que sejam corrigidos todos eles. Ora bolas, não vou admitir que um torcedor haja de forma homofóbica e ao mesmo tempo me acuse de racismo, vamos ser coerentes. Repito, jamais vou comparar uma ofensa de "bicha", de "aleijado", de "favelado" com uma de "macaco", mas talvez pra quem esteja sendo ofendido a humilhação seja a mesma. Se é pra ser correto temos que ser por completo.

Nós gremistas podemos fazer do limão uma limonada, podemos dar o exemplo e começar a corrigir um erro que, embora não seja somente nosso, já passou da hora de ser corrigido. Eu acredito nisso, acredito que podemos mudar, mas isso só vai ocorrer se todos ajudarem, colorados, gremistas, pretos e brancos. A sociedade retirou os cânticos da torcida do contexto do futebol, agora vai ser preciso retirar as coisas da rivalidade entre os clubes. Vamos debater o assunto, assumir o erro e deixar a hipocrisia de lado, dessa forma tenho certeza de que resolveremos o problema. Porém a ferro e fogo, com punições descabidas e colocando o dedo na cara de toda e qualquer pessoa que vista a camisa de um clube nós só vamos alimentar o ódio e piorar ainda mais as coisas.

Nós erramos e agora estamos tentando corrigir, por favor não atrapalhe.

Nenhum comentário: