sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Convertible: a escada portátil

Sabe aquela ideia simples, porém sensacional? Pois é, essa é uma delas e que me faz refletir sobre como ninguém pensou nisso antes. O designer Chan Wen Jie desenvolveu o projeto chamado Convertible, que nada mais é do que uma escada que se transforma em rampa ou rampa que se transforma em escada, como preferir.

Além de ser extremamente útil, o Convertible tem em sua construção um baixo custo, é de fácil instalação e fácil manutenção. Para transformar a escada em rampa, basta acionar uma alavanca localizada no primeiro degrau. Ok, mas aqui um probleminha: como um cadeirante vai pisar na alavanca para acioná-la? Se for em um local movimentado, basta pedir a ajuda de alguém, caso contrário isso pode ser uma dificuldade. O ideal talvez fosse colocar a alavanca numa altura de fácil acesso para cadeirantes.

Outro ponto que pode complicar é a inclinação da rampa/escada. Geralmente as escadas são inclinadas demais, com isso a rampa ficará também muito inclinada, dificultando a subida de um cadeirante que estiver sozinho. 

Apesar de necessitar de pequenos ajustes, a ideia não deixa de ser sensacional. Quase sempre as melhores são as mais simples. Gostaria muito de comemorar e anunciar tal projeto após ter me deparado com ele nas ruas, mas não acredito que isso seja possível tão cedo, pelo menos não no Brasil, infelizmente. 



"Great minds discuss ideas; average minds discuss events; small minds discuss people."
Eleanor Roosevelt

Na vitrola:

Nenhum comentário: