segunda-feira, 26 de novembro de 2012

E o vencedor é...

Fuleco! Esse foi o nome escolhido, por votação, para o mascote da Copa 2014. Mascote aliás, muito bonitinho, um tatu-bola, tem tudo a ver com futebol e principalmente com o Brasil, mas... Fuleco? Depois ainda dizem que não sabem o por que esfaqueiam o pobre coitado.

Ok, as opções não eram das melhores. Nos restou escolher entre Fuleco, Zuzeco e Amijubi. Eu ficaria com a opção de mandar prender o miserável que ofertou tais nomes. Sério, eu não sei qual o menos pior.

Porém, antes de vir aqui criticar o batismo do Fuleco, resolvi apelar ao dicionário. Tudo na esperança de encontrar um significado pomposo, digno de representar um país multicultural como o Brasil, que talvez nos identificasse perante o mundo e... Santa Mãe de Deus! A coisa só fica pior.

Não existe a palavra Fuleco no dicionário, mas a pesquisa nos remete ao verbo Fulecar, que significa: "Perder, ao jogo, todo dinheiro que se leva". Pronto, eu não disse que só piorava? Será que alguém se deu o trabalho de checar algo sobre isso? Segundo o site da CBF, Fuleco é uma junção das palavras Futebol + Ecologia (com licença, vou ali vomitar, volto já).

Ok, vamos relevar, somos mestres em fazer isso. Tudo é festa, alegria, mesmo que o nosso mascote tenha um nome que remeta a perder, a todo o dinheiro que se leva. Pensando bem... Bem vindos ao país do Fuleco, o nome é apropriado.

Nenhum comentário: