sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Problemas ou oportunidades?

Dizem que as vezes a vida nos traz problemas que na verdade não são nada mais do que oportunidades disfarçadas. Uma chance de mudar, aprender e evoluir. Tomara que assim seja, realmente. Na verdade essa é uma filosofia a qual tenho usado (tentado) bastante na vida. Afinal, nem sempre as coisas saem como desejamos, como havíamos planejado. 

Traçar um caminho e se imaginar num futuro próximo, creio que a maioria assim o faz. Infelizmente, ou não, quase sempre as coisas não ocorrem exatamente como o sonhado. As vezes, até se chega ao desfecho planejado, mas o caminho percorrido dificilmente foi como o programado. Problemas surgem para todos, alguns maiores do que outros, mas com certeza não maiores do que a nossa capacidade de resolve-los, de contorná-los ou até mesmo transformá-los em oportunidades.

"Guarde as pedras em que você tropeçar, elas podem ser úteis na construção de um novo caminho."

Eu já estive perto de realizar os meus sonhos, várias vezes. O problema é que em todas essas vezes, não tive a competência de perceber o quão próximo eu estava de concretizá-los. A vida prega peças e nem sempre entendemos, na hora, o porquê daquilo que nos acontece. Gosto de encarar os problemas que surgem como uma correção de rumo feita por Deus. Como um amigo que lhe bate no ombro e diz "por aqui é melhor, esse é o caminho certo para se fazer".

Porém, devemos tomar cuidado ao pensar assim e seguir essa filosofia de aceitar a vontade de Deus, sob o risco de nos acomodarmos. Afinal "se Deus quer assim, assim será", não, não pode ser dessa maneira. Procuro encarar como uma correção de rumo para se chegar no lugar desejado e não como uma desculpa para desistir da vida e dos sonhos.

Eu já tive milhares dessas "correções" e sigo em busca dos meus objetivos. Hoje vejo com clareza o quanto já estive próximo e o quão longe deles estou agora. Pedras no caminho surgem a todo instante e sempre que as encontro penso em desistir e me acomodar como e onde estou. Seria tão mais fácil, acho até normal pensar assim, o difícil é apagar essa ideia. Porém, creio que somente os que conseguem fazer isso é que chegam aonde querem, aonde sonharam estar.

Se tem uma coisa que aprendi até agora, foi a nunca pedir que Deus realize os meus sonhos. Mas sim para que as pedras que irão aparecer no meu caminho não sejam grandes o suficiente para me impedir de continuar e nem pequenas demais, que tornem a construção de um novo caminho demorada demais. Se isso funcionará, em breve espero descobrir.

"Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano para nossa vida, faz a caminhada valer a pena"
Na vitrola: 

6 comentários:

Lisa Maria disse...

Vc devia escrever todo dia aqui. Sempre aprendo coisas boas e admiro sua visão da vidaa.

Anônimo disse...

Muito bom. Ainda esta nos Estados Unidos? Abs

Anônimo disse...

Colocarei em pratica tb =***
Lili

Maia Abrahim disse...

Obrigada por essas palavras, Fábio! Era exatamente isso que eu precisava! Acredito que na maioria das vezes precisamos apenas olhar nossos problemas de uma perspectiva diferente!
E essa música fantástica, combina perfeitamente com o texto!!

Flávia Valin disse...

Faço das palavras da Maia as minhas. É a terceira vez que entro no seu blog e leio algo que me deixa melhor. Saio renovada e agradecida a você. Obrigadaaa.

Anônimo disse...

Difçil encarar assim.