quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A arte de reclamar

Estou começando a achar que determinadas pessoas sentem prazer em reclamar. Juro que não é nada direcionado à alguém especificamente, mas basta entrar nas redes sociais para perceber tal fato. Qualquer novidade, qualquer assunto vira motivo para reclamação. Veja bem, reclamar é válido, eu mesmo reclamo diariamente da acessibilidade por exemplo. O problema é reclamar de uma coisa que não você pode mudar. Aqui em Brasília particularmente, se chove é porque chove demais, se está na época da seca é porque está seco demais. E é sempre assim. Entra ano, sai ano, e a mesma ladainha se repete.

A moda do momento é o Big Brother Brasil. É incrível, todo mundo reclama. Custo até a entender de onde vêm a enorme audiência do programa, afinal, ninguém assiste ou pelo menos assume que assiste. Bastou o programa entrar no ar para dominar todas as mídias. 

Por mais estranho que possa parecer, a maior divulgação do BBB, é feita justamente por aqueles, que se julgam intelectuais demais para assistir o programa (pelo menos é o que se esforçam para demonstrar) e passam o dia "postando" críticas aos que assistem e ao conteúdo exibido por ele. Faça o seguinte teste: entre no seu Facebook ou Twitter e repare as postagens dos que assistem, com as dos que dizem não assistir. Garanto que a maioria será de pessoas contrárias ao programa.

Que eu saiba, assistir a um determinado programa de TV não define a inteligência de ninguém, muito menos serve de parâmetro para qualquer comparação. Sinceramente, não vejo diferença alguma entre uma pessoa que assiste novela ou acompanha um seriado, para quem gosta do Big Brother. É tudo farinha do mesmo saco. Veja bem, não estou criticando ninguém, muito pelo contrário, eu inclusive me incluo no meio dos que assistem diversos seriados.

Não gostar disso ou daquilo não tem problema algum. Como disse um amigo, "Gostar de BBB não é sinal de burrice, assim como não gostar não é sinal de inteligência". Agora se você não gosta, a solução é simples, ignore o dito cujo. Mude de canal, vá ver um filme, leia um livro se for o caso. Qualquer que seja a sua escolha, será melhor do que ficar revoltado com aqueles que assistem e comentam a respeito. A frase é batida, mas verdadeira: Gosto não se discute, se tolera, se aceita. 

"Grandes mentes discutem idéias; mentes médias discutem eventos; mentes pequenas discutem pessoas".
Eleanor Roosevelt

Na Vitrola:
 

4 comentários:

Tárin disse...

adorei o post! Seu blog é muito legal! vou compartilhar a frase final! bjs

Fábio Grando disse...

Valeu Tárin, muito obrigado ;)

Nine disse...

Exaaaatamente, Fábio! É irritante esta comparação de que se você vê tal programa, escuta tal estilo de música anula qualquer sinal de inteligência. Preguiiiiça de críticos-eruditas-pseudo-cults de plantão! :p

Anônimo disse...

Adorei seu texto, disse tudo o que eu sempre pensei, essa arte de reclamar é sazonal, e eu tbm concordo que é tão irrelevante! Parabéns pelo blog!!! Abraços!

Larissa Alves