terça-feira, 12 de julho de 2011

Rumo ao Brasil

E o tempo passou. Parece que foi ontem que eu estava arrumando as malas e contando os dias para embarcar rumo a Califórnia. Agora cá estou, quase com as malas prontas, mas para voltar. Foram exatos 7 meses vivendo nos Estados Unidos, na cidade de Vista, pertencente ao condado de San Diego. Volto com a sensação de dever cumprido e de ter aprendido muito. Chegamos no inverno, passamos pela primavera e vamos embora no auge do verão americano, foi tudo ótimo.

Confesso ter me surpreendido com quase tudo o que encontrei por aqui. Acho que por ter saído do Brasil com a ideia de que o povo americano era antipático, de não gostarem de estrangeiros, de serem frios... Mas na verdade, encontrei exatamente o oposto. Talvez seja apenas uma característica dos lugares e regiões em que estive, mas me surpreendi com tudo. Passei a admirar a educação e principalmente o respeito existente, seja por parte de uma criança, um adolescente ou idoso. Por todas as partes as pessoas respeitam as regras e principalmente o direito de cada um.

No Project Walk, a minha ideia era começar em janeiro e ir até o final de junho. Devido as datas das passagens, chegamos um pouco antes, o que me possibilitou iniciar mais cedo a minha jornada, mas sem afetar os planos e principalmente o orçamento estipulado por mim e efetuado com o dinheiro da campanha.

Eu jamais terei como agradecer o apoio e a torcida de todos que me acompanharam neste período. Sem a ajuda de vocês, eu dificilmente teria tido esta oportunidade maravilhosa de estar aqui de aprender, e de dar início a mais esta etapa da minha recuperação. Digo isso, porque encaro esse tempo que estive aqui, como apenas o primeiro passo. Vou tentar explicar.

Depois do meu acidente, de passar pelo Hospital de Base em Brasília, pelo Sarah, de ficar em casa e de jamais ter ficado sem fazer fisioterapia, meio que entrei em uma rotina. Rotina essa que já não me motivava e também não apresentava grandes resultados, coisa normal, ainda mais depois de mais de 4 anos de lesão. Eu precisava de algo novo e estar aqui me abriu um novo leque de possibilidades. Através dos exercícios que aprendi e fiz no Project, vi que posso ir um pouco mais longe do que imaginava, que posso voltar a fazer coisas que já não acreditava mais serem possíveis.

Dizer que estou pronto para fazer todas elas, ainda não é possível, mas o horizonte de possibilidades me foi mostrado e confesso estar bem animado para muito em breve, começar a realizar tudo. Por isso, volto a dizer que este período aqui no Project, foi apenas a primeira etapa, fiquei exatamente o período mínimo exigido pelos treinadores do Project para começar a aparecerem os resultados.

Resultados que apesar do pouco tempo, apareceram. Com a correria que esta sendo está semana, temo não conseguir arrumar tempo para mostrar o vídeo com os exercícios que fazia quando cheguei e como estou fazendo agora, mas prometo fazer. Hoje, posso afirmar que consigo mudar de posição sozinho enquanto estou deitado, estou quase conseguindo levantar o meu corpo na cadeira, fico em pé durante bastante tempo e também começei a treinar as transferências da cama para a cadeira com o auxílio de apenas uma pessoa. Pode parecer pouco, mas não para mim. Se tem uma coisa que aprendi com o meu acidente foi a ter paciência, a dar tempo ao tempo e deixar as coisas na mão de Deus. Ele sempre sabe o que faz.

Para dar a continuidade que preciso, assim que voltar ao Brasil, começarei a frequentar o Projeto Caminhar, uma espécie de filial do Project, inaugurada neste último dia 11, aí em Brasília. Afinal, fisioterapia é quase igual a frequentar uma academia, se você parar, perde facilmente tudo o que demorou uma eternidade para conquistar.

Bom, este será meu último post em terras norte-americanas. Isto porque na próxima sexta-feira, será cancelada a internet aqui de casa e ficarei "fora do mundo" até chegar no Brasil. Mas prometo, assim que me acomodar, dar notícias e seguir atualizando o blog. Aliás, no Brasil, pretendo implantar novos projetos e ideias por aqui. Quem sabe assim, consigo fazer pelos outros, um pouco do que vocês fizeram por mim. Ideias são o que não me faltam.

Segue a vida, vejo vocês no Brasil ;)

I also would like to thank all the trainers of Project Walk, those who work there and make the Project more than just a recovery center, but a pleasant place. Place where at the same time we are seriously working, we are alongside of true friends, willing to do everything for make you get your goals. Thank you all of you, especially my team. Kathi, Ryan, Connor and Rodney, I hope to see you very soon, here in the United States or maybe in Brazil. Thank you very much my dear friends.


"You can't put a limit on anything. The more you dream, the farther you get."

Michael Phelps

6 comentários:

Leonardo de Paula disse...

Fabitooooo!! Saudade demais! Volta logo SABOSTA! o Brasil inteiro, principalmente nós, seus amigos, estamos aqui de braços abertos pra te receber de volta e continuar te ajudando em TUDO, mas TUDO MESMO que for preciso!

Leleo

nega disse...

que orgulho de vc!
muito!

Michelle disse...

Fabinho,
Continue sendo esse exemplo de persistência e força de vontade!!! Você vai chegar muito longe desse jeito. Fico hiper feliz de ver que valeu a pena todo esforço e que daqui pra frente as coisas só têm a melhorar!!!
Você aprendeu muito e agora tem muito o que dividir.
Nada como ter amigos na vida! Volta logo e vamos começar essa nova fase com umas farrinhas pra comemorar, né?
Bjus, Michelle.

Vera Lúcia disse...

Você merece tudo de bom nesta vida. Sua coragem e determinação são ótimos exmplos a serem seguidos. Parabéns. Ler seus textos é um enorme prazer, você sabe se expressar de forma impar. Abraços de uma grande admiradora.

Felipe disse...

Tamo junto nessa, hoje e sempre, continue na luta que a gente vai no embalo. Força!!!!

Anônimo disse...

Muito bom,poder acompompanhar teus progressos e tua alegria de bem viver.Bjs
jaque