quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A assustadora geração de pessoas descartáveis

Chegamos a um nível em que, se um relacionamento dá problemas, terminamos imediatamente. Se temos alguém em nosso círculo que nos fez mal, não somos capazes de superar ou perdoar. Se um aparelho quebrou, nós não consertamos, jogamos fora. Se o país está com problemas, não discutimos soluções, trocamos o presidente.
 
A baita falha nisso tudo é que nós nunca dialogamos, pensamos, agimos em conjunto ou cooperamos. Não que tudo possa ser salvo sempre, mas será possível que nada mais mereça a tentativa? A segunda chance está morta e enterrada. Se não está me trazendo benefício, eu me livro. É assim que parece ser.
 
Uma história de amor real tem problemas. Num romance de verdade você se decepciona, descobre defeitos da pessoa, descobre defeitos seus, mas, se algo é importante,  seja um namoro, uma profissão, um curso ou a sua vida , você precisa se esforçar.
 
As relações humanas não são tão preto no branco como se imagina. Elas nunca são divinas ou tão pouco um completo desperdício. Não importam os contras, é preciso ser obstinado e ter garra. Não é simplesmente jogar fora, terminar, se demitir, trancar o curso, que vai fazer com que tudo fique bem. 
 
O mundo não é cor-de-rosa e está tudo bem em não ser. Amar o mundo exige não idealizá-lo. Remediar os problemas é uma delícia. Não sejamos hipócritas: tomamos remédios para dor de cabeça quando necessário e bebemos quando estamos relaxando, ok. Todavia, só remediar todo e qualquer obstáculo não é o caminho mais eficaz para se levar pela vida inteira.
 
Você tem o poder de pegar seus problemas pela raiz. É difícil. Dói. Provavelmente você vai perder muita coisa que parecia segura e eterna. Mas, com toda a sinceridade do mundo, vai valer a pena.
 
Adaptação de um texto de Augusto Assis, muito bom por sinal e o qual eu adoraria ter escrito. 

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.