sábado, 22 de março de 2014

Cada louco com a sua loucura

Seria bizarro, cômico, quase uma espécie de fetiche, se não fosse trágico. Assim que li a manchete: "Mulher sonha em se tornar paraplégica de propósito", milhões de piadas começaram a surgir na minha cabeça, mas tudo ficou claro e sério ao ver a gravidade do problema. Acredto que por ser incomum, muitos tiveram a mesma vontade que eu assim que leram a chamada da matéria. Afinal, como uma pessoa pode ter o desejo de viver como um deficiente? É, de fato, muito estranho.

Chloe Jennings-White é americana, formada em química, tem 57 anos de idade e a estranha vontade de viver em uma cadeira de rodas. Na verdade ela já vive a vida de uma pessoa com deficiência. O que é chocante ao considerarmos que ela é perfeitamente saudável para caminhar por aí. Para simular a deficiência, Chloe usa adaptações quie "travam" as suas pernas. Mas e quando ela tem que subir escadas ou algo do tipo? Aí ela realiza o que todos os reais deficientes sonham diariamente: levanta e anda.

É realmente estranho e também muito grave. O problema de Chloe chama-se Transtorno de Identidade de Integridade Corporal (TIIC), um distúrbio psicológico que faz com que a pessoa sinta-se bem vivendo com uma deficiência. Até aí tudo bem, porém os médicos alertam para o perigo da pessoa se machucar de propósito para realizar o desejo. Foi aí que os médicos recomendaram que Chloe usasse tais adaptações para restringir seus movimentos. Tudo para diminuir ou evitar que ela se machucasse de verdade.

Desde cedo, aos 9 anos, Chloe começou a ter essa vontade estranha. Porém, a doença piorou mesmo quando ela tinha 31 anos. A solução encontrada foi a de usar uma cadeira de rodas e viver uma vida fake de deficiente físico. Desta maneira as vontades de se machucar diminuiram, mas não desapareceram completamente. Ela chegou até mesmo a entrevistar médicos para saber se algum deles faria uma cirurgia para deixá-la de verdade com uma lesão na espinha.

Atualmente, chloe passa cerca de 12 horas por dia na cadeira de rodas, sai apenas para praticar seus esportes favoritos. “O sofredor TIIC recebe todos os tipos de comentários irritados de pessoas que me consideram uma fraude, mas eles não compreendem plenamente a minha condição. Usar a cadeira de rodas, apesar da minha capacidade de se mover como uma pessoa normal, salvou minha vida.”.



Nenhum comentário: