sexta-feira, 17 de maio de 2013

Eu tinha Fé, mas ela não era Santa

Fim de jogo, o Grêmio foi eliminado da Libertadores pelo Santa Fé, mas minha surpresa, por incrível que pareça, não foi tão grande. O time gremista vinha se arrastando na competição desde o primeiro jogo. Se classificou parindo uma bigorna na fase preliminar contra a LDU, repetiu o parto no último jogo da fase inicial contra o Huachipato, e ontem, o que aconteceu foi uma morte anunciada. A fé, desta vez, pesou favoravelmente ao adversário que a carregava no nome.

Culpados 
O maior culpado é sim o treinador, embora não sei se trocá-lo seja a melhor solução neste momento. Ok, Luxemburgo pediu e recebeu os jogadores que quis e nem assim conseguiu montar um time razoável. Porém, todos sabiam que ele jamais saiu vencedor em uma competição no estilo de eliminatórias, seu forte sempre foi campeonatos de pontos corridos, como o Brasileirão que se aproxima. Esse seria o único argumento aceitável para mantê-lo. Caso o demitam, Renato Portaluppi, Mano Menezes e, como sempre, Celso Roth são os favoritos. Eu apostaria no ex-treinador da seleção, embora acredite que o eterno ídolo Renato seja o preferido da diretoria.

Finanças 
O Grêmio está em apuros. OAS, elenco caro e a eliminação precoce são pontos que têm pesado no balanço tricolor. Eu estaria bem mais preocupado se o presidente não fosse o Fábio Koff. Com ele no cargo, me tranquilizo por acreditar ser o mais competente para estar à frente do clube neste momento.
 
Até aceito uma reformulação no elenco, mas desde que não sejam dispensadas muitas peças e, caso forem, que sejam repostas com investimentos menores. Não creio que enfraquecer o plantel e diminuir drasticamente o número e a qualidade dos jogadores, justo na véspera de uma competição longa e desgastante como o campeonato nacional, seja adequado.

Flauta 
Hoje é aquele dia em que vejo gente que estava desaparecida há muito tempo. Tudo bem, faz parte, afinal com o Grêmio fora da Libertadores, a dupla Grenal volta a ficar no mesmo patamar. Agora, ambos disputam a mesma e única competição, a Copa do Brasil. A diferença é que o Inter ainda está na fase preliminar, enquanto o Grêmio aguarda de camarote, já nas oitavas de final, onde só jogará em agosto.

Nenhum comentário: