segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Eu me considero uma pessoa muito bem esclarecida quando o assunto é a morte. Pra mim, essa é apenas mais uma etapa do amplo processo de aprendizagem pelo qual estamos submetidos nesse mundo. Porém, ao ver alguns depoimentos de familiares das vítimas em Santa Maria, confesso ficar sem entender o por que de tal tragédia. Pais que perderam duas filhas, deixando com eles netos com idade inferior a um ano, ou uma mãe que hoje enterra um filho e em seguida volta ao hospital para cuidar do outro em estado grave, é difícil imaginar o sofrimento.

Santa Maria é uma cidade relativamente grande, com mais de 250 mil habitantes, bem diferente de Guaporé, onde nasci. Mas ontem foi difícil não pensar em todos os parentes, principalmente nos primos com os quais cresci, e que eventualmente frequentam casas noturnas. Posso estar enganado, mas duvido muito que boates da cidade estejam em perfeitas condições de receberem uma grande quantidade de pessoas.

No interior do Rio Grande do Sul, muitas cidades são históricas, tombadas. Os prédios, em sua maioria, são antigos e as vezes pelo tombamento não são permitidas grandes modificações, sendo apenas adaptados, sem proporcionar todas as medidas de segurança necessárias. Infelizmente somos assim, só nos damos conta das necessidades após uma tragédia. Não deveria ser necessário lamentarmos a morte de mais de 200 pessoas para atiçar a fiscalização.

Dizer que o Brasil precisa de leis mais rígidas é burrice. Nosso país possui leis até demais, o problema não é a falta delas e sim a falta de respeito à elas. Não sou especialista em questões de incêndio, mas tenho certeza que se as leis atuais tivessem sido respeitadas, tal tragédia jamais teria acontecido. Mais uma vez volto a bater na mesma tecla, seja qual for o assunto, o problema do Brasil é a FALTA DE RESPEITO.

"O Brasil precisa de apenas uma lei e com um único artigo: Que se cumpram as leis".
Alexandre Garcia

Por fim, só tenho a lamentar e rezar para cada pai, mãe e familiar das vítimas. É só o que me resta, além de tentar tirar uma lição de tudo isso. Valorizar mais e mais nossos pais, nossa família e jamais guardar rancor, seja pelo que for. Estamos aqui para aprender a viver e, principalmente, a conviver. Jamais desperdice uma oportunidade de estar perto e amar aqueles que são importantes pra você. Acredite, não há motivos suficientes nesse mundo que justifiquem você sair de casa com raiva de alguém. A vida é muito curta, mas infelizmente só nos damos conta disso quando já é tarde demais.


Nenhum comentário: