sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como conseguir o desconto de 80%

Opa, como recebi várias mensagens questionando sobre como conseguir o desconto de 80% em passagens aéreas para acompanhantes de deficientes, idosos, gestantes ou menores, resolvi ir atrás do procdimento correto a ser adotado junto as empresas. Que aliás fazem de tudo para manter em segredo tal benefício.

Formulário
O primeiro passo é entrar no site da empresa aérea desejada e baixar o Medif (formulário de informação médica). A seguir, o cliente deve imprimir e levar o formulário para que seu médico pessoal o preencha. Será este documento que comprovará a condição especial da pessoa. (Ps.: odeio o termo "especial" para se referir aos deficientes. Especial eu sou para os meus pais, e olhe lá).

Feito isso, vale ressaltar que o Medif será sujeito a autorização prévia do departamento médico da empresa, com base nas informações referentes às suas condições físicas e mentais fornecidas pelo cliente, seja pelo formulário ou por meio de seu médico.

Acompanhante
No caso em questão, do desconto de 80%, a GOL por exemplo, classifica como obrigatória a presença de um acompanhante:
• Caso o cliente precise viajar em uma maca;
• Caso necessite de atenção médica durante o voo;
• Se não for capaz de compreender ou responder adequadamente às instruções de segurança, devido a uma deficiência mental;
Se não for capaz de sair sozinho do avião, em uma situação de emergência;
• Caso possua deficiência auditiva ou visual grave, que o impeça que ele se comunique com os funcionários.

Porém, não é qualquer pessoa que pode servir de acompanhante, é necessário que a pessoa que fará este acompanhamento seja capaz de cuidar das necessidades pessoais e médicas do passageiro (Portanto, aquele seu amigo que já estava planejando as férias com uma passagem quase 0800, se não souber ajudar o deficiente, pode ir tirando o cavalinho da chuva). Menores de 18 anos também não podem ser acompanhantes. Salvo no caso de pai e mãe também serem de menor.

Encaminhamento
Após preenchido pelo passageiro e pelo médico, o Medif deverá ser encaminhado, no caso da GOL via email, ao endereço medif@golnaweb.com.br. Sendo ele escaneado com as devidas cópias e assinaturas exigidas. Após o envio o cliente deve entrar em contato com o 0800 da empresa para confirmar o recebimento.

Depois do formulário autorizado pela empresa escolhida, o cliente deverá ir diretamente ao aeroporto para efetuar a reserva, para que, somente depois, possa ser concedido o desconto. Importante lembrar que o recebimento e análise do Medif será feita dentro de 15 dias que antecedem o voo ou com até 3 dias úteis antes dele, ou seja, o formulário deve ser preenchido dentro dos 15 dias, porém o laudo médico pode estar assinado dentro de 1 mês que antecede o voo;

No momento do embarque e ao realizar o pagamento da reserva, o passageiro deverá apresentar o Laudo Médico original. Sendo a Medif encaminhada ao departamento médico com 72h úteis de antecedência ao horário do embarque.

Clique aqui para ir a página do formulário da GOL. Não conferi nas demais empresas, mas para evitar perda de tempo ao procurar, indico ligarem direto nas empresas ou via atendimento online, costuma funcionar.

" 
If you want something done, ask a busy person to do it. The more things you do, the more you can do" 
Lucille Ball


Na vitrola:




Obs.: Não ganhei nada pela propaganda do Gol, mas caso queiram... estamos aí ;)

4 comentários:

Anônimo disse...

mto bom, obrigado

Juliano Marcílio disse...

Isso é válido para voos internacionais?

Fábio Grando disse...

Juliano, não li nada restringindo os voos internacionais, por isso acredito valer tb. Mas e preciso checar para ter certeza.

Edimar Rodrigues Lascerda disse...

Muito bom isto so que ja era pra esta valendo a muito tempo pois sou PNE e sei o quanto é dificio pra nos embarcar no onibus e ter que viajar de 2 3 ou mas dias teriamos nos que conseguir aerea com pelo 50% para nos