terça-feira, 1 de maio de 2012

Problema ou oportunidade?

Nos últimos meses tenho queimado a língua, várias vezes. Tudo por estar seguindo caminhos diferentes dos quais eu acreditava serem os melhores, ou porque simplesmente não me atraíam tanto assim. Coincidência? Destino? Não faço a menor ideia, mas tudo isso tem me ensinado bastante coisa. Principalmente a manter a mente aberta a todas as possibilidades.

Existe uma frase da qual gosto bastante: "Os problemas nada mais são do que oportunidades disfarçadas". Simples, mas ela sempre me ajudou a olhar as coisas de uma maneira diferente. Sem julgar ou sentenciar algo logo na primeira impressão.

Tudo o que a vida nos proporciona tem um objetivo. Sempre existe um sentido, mesmo que de imediato tal situação se mostre ruim, se soubermos analisá-la com calma, é quase certo que encontraremos o verdadeiro sentido. O segredo, a beleza da vida é descobrir, aprender a tirar as coisas boas de toda e qualquer situação. Resumindo, devemos sempre tentar enxergar o copo meio cheio e não meio vazio.

Mas voltando ao começo da história, eu passei a enxergar tudo com outros olhos por obrigação. Há exatos 6 anos, a vida me deu uma bela sacudida e ao mesmo tempo que clareou algumas coisas, abriu um leque de possibilidades completamente novo. Ok, é verdade que muitas das oportunidades que eu possuía antes desapareceram com essa sacudida, mas é aí que entra a beleza de se enxergar o copo meio cheio.

Todos passamos por problemas, cada um na sua devida proporção. Deus sabe exatamente o peso da cruz que cada um pode suportar. Não existe um problema maior que o outro, o que existe é o tamanho do aprendizado por que cada um de nós deve passar. E acredite, em todos os tipos de problemas é possível aprender algo se os encararmos como oportunidades.

Aliás, será que as oportunidades que eu tinha antes eram realmente as melhores? Será que o caminho que eu estava seguindo era o correto? Difícil dizer e quase impossível de se comprovar, jamais saberemos. No entanto, no que prefiro acreditar é que tudo não passou de uma correção de rumo. 

Os problemas da vida devem ser encarados como se alguém lá em cima estivesse te apontando o caminho certo, e mesmo que a princípio esse novo caminho pareça péssimo, aos poucos vamos descobrindo coisas novas e vendo claramente que o caminho novo na verdade nunca foi um problema e sim uma grande, boa e nova oportunidade.

"Você não pode mudar o passado, mas você pode fazer algo com o seu futuro. O quê está por vir é muito mais importante do quê ficou para trás"

Na vitrola:

I definitely still haven't found what I'm looking for but I'll 
;)

4 comentários:

Luana Steifel disse...

Cada vez que venho no seu blog saio com mais vontade do que quando entrei. Gosto muito de ler seus textos. Parabéns. Bjokas!

Marina disse...

Já eu, cada vez que venho no seu blog, saio com vergonha de ser eu! rs rs
Obrigada sempre!
Beeijo

Vera Lúcia disse...

Amei e vou copiar no meu blog tá? Abraçooos

Geraldo Filho disse...

Bom texto, ajudar a pensar em quais devam ser as prioridades do nossos dias.