segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Multa Moral


Opa, semanas atrás publiquei fotos de um carro desrespeitando uma vaga de estacionamento para deficientes aqui em Brasília. Por incrível que pareça, esse tipo de desrespeito não é difícil de se encontrar.

Neste final de semana sai com amigos e ao chegar no restaurante havia um carro bloqueando a única entrada disponível para deficientes. Tentamos procurar o dono para que ele retirasse o veículo, mas não o encontramos. A solução foi procurar outra entrada. O pior de tudo isso, é que provavelmente, o dono do carro nem se deu conta do que fez de errado, e sim, haviam várias vagas vazias, mas ele escolheu justo a que bloqueava o acesso.

A partir de hoje, vou imprimir algumas "multas morais" feitas pela campanha "Essa Vaga Não é Sua" e levar sempre comigo quando sair de casa. Assim, já que esperar pelo Detran ou pela polícia é quase impossível, vou distribuindo e ao menos, alertando quem desrespeita vagas reservadas ou para o carro em locais inadequados. Para quem quiser colaborar, segue aqui o link para baixar a multa.

Mas esse desrespeito, não é só em Brasília. Minha amiga Andressa, do Rio Grande do Sul, enviou fotos de casos em Porto Alegre e em Bento Gonçalves. O primeiro caso, é bastante comum e os culpados geralmente são os engenheiros e arquitetos, que, na maioria das vezes, ignoram completamente as necessidades de quem usa uma cadeira de rodas por exemplo. A foto acima, é do Shopping Bourbon Ipiranga, em Porto Alegre. A placa demonstra onde é o banheiro, mas com uma escada no caminho, como ficam os que não conseguem subir?

Nas outras duas fotos, casos semelhantes de motoristas que estacionaram em cima da faixa de pedestres e bloqueando as rampas de acesso. Já é difícil encontrar rampas adequadas, como parecem ser as das fotos, e quando elas existem as pessoas não respeitam. Vocês não tem ideia como um simples descuido, como esse por parte dos motoristas, podem causar uma dificuldade enorme na vida de que tem algum problema de locomoção.

Complicado né? Haja paciência para aguentar esse tipo de coisa. Aliás tudo isso seria facilmente evitado se cada pessoa olhasse um pouco além do próprio umbigo e pensasse só um pouquinho mais nos outros. Assim, garanto que metade dos problemas que tenho encontrado não existiriam.

"Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. "
Vincent Van Gogh

5 comentários:

Rogério Macedo disse...

Existem coisas que ninguem percebe, só quem vive tal situaçao. Tu devia denunciar mais, parte pra briga, apoio não vai faltar.
Parabens pelo texto e pelo blog.

Ludmila disse...

Hahaha muito boa a multa.

Tati Sabadini disse...

Dá-lhe multa neles! Acho mais que certo. Vou imprimir uma dessas também!

Mara Augusta disse...

Nenhuma novidade, moro em Palmas e aqui acontece coisa bem pior, infelizmente.

Mari Toti disse...

Sabe Fabito, você levantou uma questão que me fez pensar na situação de São Paulo para esses casos. Se tem uma coisa que não acontece aqui, pelo menos nas ruas mais movimentadas (que é onde o CET está sempre de olho), é de estacionarem em vagas "inventadas", porque a CET multa mesmo. Porém também conseguimos perceber que os engenheiros aqui tiraram férias da acessibilidade. Não tem uma rampa de acesso que se preze nas ruas!!
Bem mais complexo que "só depender da educação alheia".
#tenso