sexta-feira, 22 de julho de 2011

Desrespeito

Algumas pessoas me avisaram que assim que eu voltasse, sentiria uma absurda diferença entre Brasil e Estados Unidos. Não uma diferença econômica ou da beleza deste ou daquele lugar, mas uma diferença no respeito (ou na falta dele). E porque isso é tão importante? Simples, porque dentre várias coisas, sem respeito, dificilmente se consegue ter a tão sonhada acessibilidade.

Eu só não esperava sentir esta diferença tão rapidamente. Depois de dois dias, literalmente, colocando a casa em ordem, precisei sair, e logo de cara passei por uma dificuldade. Dificuldade essa que só não foi maior por eu estar acompanhado e ter alguém para manobrar entre os carros e levantar a cadeira para subir o meio fio.

Eu não sei de quem é o carro e muito menos o que ele estava fazendo ali. Se ele estava parado na vaga por um ou 60 minutos, não importa. O fato é que naquele exato momento, alguém precisou usar a rampa de acesso e não conseguiu porque ele estava desrespeitando um espaço reservado para a acessibilidade. Infelizmente, no Brasil é difícil de se encontrarem rampas de acesso adequadas e quando elas existem, é necessário que se respeite o espaço e deixe o acesso livre para quem precise. Mas vale uma ressalva para a falta de sinalização no local, o que faz com que o motorista, muitas vezes, só veja a rampa após já ter estacionado.

Pegando embalo em campanhas como "Esta vaga não é sua", a partir de agora, irei fotografar e sempre que possível divulgar o desrespeito a lei. Caso se deparem com situações semelhantes, enviem fotos, vídeos e/ou depoimentos para o meu email (fabiohfg@hotmail.com). Se encontrarem lugares acessiveis e pessoas que respeitem as leis, também terei enorme prazer em divulgar.

Pode ser pouco, mas eu vou tentar fazer a minha parte. Se cada um fizer a sua a gente chega lá ;)

"One day, you will be just a memory for some people. Do your best to be a good one"

Nenhum comentário: