quarta-feira, 15 de junho de 2011

Project Walk, agora no Brasil

Opa, lembram do probleminha com meu visto? Pois é ele continua, mas pelo menos a solução já está encaminhada. Enviamos toda a documentação necessária para extender o visto, agora só nos resta aguardar o andamento do processo. Tenho certeza que vai dar tudo certo, poderei aproveitar este último mês e em julho voltar ao Brasil.

No mais, sigo a rotina de fisioterapia. Consigo perceber claramente as diferenças no meu corpo agora e de quando cheguei por aqui. Como já disse, o processo é parecido com o de uma academia, quanto mais tempo você faz, mais seu corpo vai pegando o ritmo. Agora fica fácil entender o porque do Project Walk afirmar ser necessário um período mínimo de 6 meses para começar a ter uma resposta dos exercícios.

Outra ótima notícia é justamente sobre essa sequência da minha fisioterapia. Ainda neste mês de junho será inaugurado o Projeto Caminhar em Brasília. Isso mesmo, uma "filial" do Project Walk na capital federal. Será ótimo pra mim e também pra muita gente que busca uma melhor recuperação.

Na verdade confesso que fiquei surpreso, ainda na época da campanha, por não ter um centro de reabilitação parecido com o Project no Brasil. Surpresa essa que aumentou ainda mais quando cheguei aqui e vi de perto o que o Project faz. Pude notar que o grande diferencial é no método, na maneira de realizar cada exercício e trabalhar, além do corpo, a cabeça das pessoas. Claro que eles possuem uma grande quantidade de aparelhos, alguns feitos exclusivamente para serem usados por cadeirantes, mas existem também aparelhos normais, desses que se encontram em qualquer simples academia.

Felizmente essa realidade parece estar mudando, afinal, com o Projeto Caminhar em Brasília e o Acreditando, em São Paulo, já são dois centros de reabilitação com certificado do Project Walk.

Diariamente recebo mensagens e converso com cadeirantes de todas as partes do mundo. Todos em busca de um mesmo objetivo, achar um jeito de voltar a andar ou conquistar melhoras na atual situação. Por ter vindo para o Project e me adaptado muito bem ao método, acabo sempre recomendando. Os custos são altos? São, e muito. Vindo pra cá você acaba gastando, além do Project, uma boa grana com aluguel, transporte, passagens aéreas...

Por isso, aos brasileiros, indicaria partricipar no Brasil, conhecer o método e tirar suas próprias conclusões (coisa que não pude fazer por não ter nenhum quando resolvi criar a campanha). É verdade que a experiência ainda não será a mesma dos fisioterapeutas daqui, mas isso só com o tempo. Aliás, pude presenciar o treinamento de alguns profissionais que irão trabalhar tanto em Brasília como em São Paulo e confesso ter ficado impressionado com a dedicação. Por esse e outros motivos acredito que os projetos tem tudo para dar super certo. Afinal, se nos Estados Unidos a média é de 300 pessoas passarem a usar uma cadeira de rodas por ano, no Brasil são 300 por mês. Infelizmente clientes não vão faltar.

Na foto, Virgínia e Karen do Projeto Caminhar e Hugo e a mãe, brasileiros que também estão parrticipando do Project Walk. É isso, para quem tiver dúvidas, angústias, reclamações ou apenas quiser saber mais informações, estou a disposição. Beijos, abraços e um ótimo final de semana para todos ;)

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles Chaplin

Um comentário:

Gabriel Lavoura disse...

Fabito

Mais uma vez declaro minha admiração ao seu blog. Tanto a fabulosa estética dele, quanto ao maravilhoso conteúdo.

A maneira que você encontrou para compartilhar sua vida é ao mesmo tempo esclarecedora, esperançosa e verdadeira.

Agradeço muito pelo elogio nesse post-artigo, feito aos fisioterapeutas do Projeto Caminhar de Brasília. Eu vejo neste método uma possibilidade real de ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas com lesão medular. E como você bem expoe no blog, as dificuldades (além da financeira) para se tratar nos EUA são muitas. Então tentamos compreender e absorver o máximo possível durante o mês que passamos aí na California, para fazer o melhor possível aqui nas terras Brazucas.

1abraço
Gabriel Lavoura - Project Walk Brasília