segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Inclusão Social

Olá, hoje saiu uma matéria muito bacana do jornalista Igor Silveira no Correio Braziliense . O tema é sobre a inclusão social e adaptações que facilitam o dia a dia de quem tem algum tipo de deficiência.

No meu caso, essas adaptações foram e continuam sendo fundamentais para minhas melhoras. Sem elas não conseguiria sequer digitar este texto. Existem inúmeras, até mesmo para segurar uma caneta, coisa muito difícil de se fazer quando não se tem o movimento das mãos. Enfim, são detalhes, coisas pequenas que normalmente não damos valor e que com as adaptações são possíveis de serem feitas novamente.

Quanto a inclusão social, apesar de morar na capital do país, uma cidade altamente planejada, Brasília parece que não contava com a presença de deficiêntes físicos. É raro encontrar lugares totalmente adaptados. Quando possuem rampas de acesso, não possuem banheiros adaptados e vice-versa.

Confesso que antes do meu acidente pouco reparava nisso. Acredito que aos poucos a acessibilidade está melhorando, mas ainda falta muito. Se no dia a dia ainda vemos poucos cadeirantes, é justamente pela grande dificuldade de se locomoverem pelas ruas.

Abaixo a matéria de hoje do Correio Braziliense:

*Clique sobre a imagem para aumentar

Nenhum comentário: