quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rankings e seus critérios


Analisar o futebol sempre gera muita polêmica e discussão entre torcedores, a situação fica ainda pior quando se trata de ranking para definir os melhores. A seguir um pouco dos critérios dos três principais do futebol brasileiro e mundial.


FIFA

O ranking da Federação Internacional de Futebol classifica as 207 seleções filiadas a entidade. É atualizado mensalmente, e desde a criação foi liderado por apenas seis seleções: Brasil, Argentina, Itália, França, Alemanha e Espanha. A maior hegemonia foi de sete anos, entre 1995 e 2001, quando o Brasil reinou absoluto na primeira posição.


IFFHS

A Federação Internacional de Historia e Estatística do Futebol, fundada em 1984, é um órgão reconhecido pela FIFA e responsável por administrar recordes e dados ligados ao futebol.


O ranking dos melhores clubes avalia o desempenho das equipes pelo mundo durante os últimos 365 dias, sendo atualizado mensalmente.


Os critérios de avaliação são divididos em competições nacionais e internacionais. Na Liga dos Campeões e na Libertadores a vitória vale 14 pontos e empate 7, na Copa da UEFA e na Sul Americana as vitórias valem 12 e empate 6 pontos. Nos campeonatos nacionais os países são divididos pela dificuldade das competições. Nos principais países da Europa mais Brasil e Argentina a vitória vale 4 e empate 2 pontos.


CBF

O ranking da Confederação Brasileira de Futebol distribui pontos pela colocação das equipes nos campeonatos organizados por ela. Campeonato Brasileiro das séries A, B e C e a Copa do Brasil.


Os critérios desse ranking são discutíveis e geram polêmica pelas diferentes pontuações. Mas acaba se justificando no momento em que entre os 20 primeiros colocados estão todos os 17 campeões brasileiros e praticamente todos da Copa do Brasil.


Aqui no blog você acompanha todos, sempre atualizados.

Nenhum comentário: