sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A cadeira do futuro?

Opa, desculpem a ausência, mas é a falta de assunto mesmo. Acho que terei que ampliar o leque de temas a tratar por aqui. Bom, mas meu retorno se deve a um projeto que vi circulando por diversos sites e redes sociais nos últimos dias. Trata-se de uma cadeira de rodas no mínimo diferente das convencionais, que encontramos nas ruas.

O projeto (sim, infelizmente ainda trata-se apenas de um projeto), foi desenvolvido pelo estudante e designer australiano Jack Martinich (foto), o qual já entrei em contato em busca de mais informações e novidades a respeito de uma possível data para que ela esteja no mercado. Fiz isso pois tudo que achei na internet foram detalhes do projeto, mas nada sobre a viabilidade e principalmente, os valores do projeto.



O Projeto
Aparentemente, a cadeira é simples até demais, e é justamente isso que chama atenção, pois na verdade ela é elétrica ou quase isso. A Mobi, além de ser facilmente dobrável, tem um dispositivo mecânico no interior das rodas que facilita a vida do cadeirante na locomoção. Quando a pessoa toca a cadeira, sensores de força detectam o esforço físico e adicionam energia para as rodas. Ou seja, a cadeira faz metade (ou mais) da força necessária para a locomação. Vale lembrar que esse sistema de "auxílio" não é nenhuma novidade. 

O que destaca-se mesmo é a leveza e facilidade de transporte da Mobi. Além do fato da cadeira possuir apenas duas rodas (aposto que você sequer havia percebido isso), sem as tradicionais rodinhas da frente. O fato poderia gerar desequilibrio, mas não é o que acontece, pois a cadeira utiliza a tecnologia de giroscópio, que resolve o problema e mantém tudo equilibrado. A cadeira utiliza um sistema de recarga nas rodas. Com uma única carga, é possível rodar até 20 km.

A ideia é ótima, o designer inovador, quase futurístico demais para ser verdade. Agora só resta saber o preço de tudo isso e quando estará disponível no mercado. Atualmente, uma cadeira leve e de boa qualidade pode variar entre 3 e 7 mil reais, as mais modernas alcançam facilmente a casa dos R$ 25 mil. Os preços assustam, mas para quem (como eu) sonha com a chance de ter uma Mobi, é bom se preparar, pois o valor deve ser ainda maior, vamos aguardar.




"If you're bored with life, if you don't get up every morning with a burning desire to do things, you don't have enough goals"
Lou Holtz

Na vitrola:

Um comentário:

Gi disse...

nossa! muito legal!