segunda-feira, 23 de julho de 2012

Esqueceram de Mim

Não, essa não é mais uma indicação de filme. Muito menos uma piada, embora a história tenha contornos de uma. Já falei que esse ano está estranho, a cada dia surge uma notícia mais bizarra que a outra. A última, envolve o escritor e cadeirante Marcelo Rubens Paiva que simplesmente foi esquecido dentro de um avião.

O fato ocorreu no final da tarde deste domingo. Marcelo pegou um voo da TAM no Rio de Janeiro com destino a Congonhas em São Paulo. Até aí, tudo bem. O avião aterrisou na capital paulista por volta das 18h30 e, como é de costume, nós cadeirantes somos os primeiros a entrar e os últimos a sair da aeronave. Marcelo esperou todos desembarcarem até alguém trazer sua cadeira para poder sair, mas isso não aconteceu. A tripulação simplesmente esqueceu do escritor.

Sozinho e sem ter para quem pedir ajuda, Marcelo recorreu as redes sociais e postou em seu twitter, após esperar por mais de 20 minutos por ajuda: “TAM me esqueceu dentro de um avião. Voo 3971. Em Congonhas. Alguém pode ligar e pedir ajuda? Help!”, minutos depois, e ainda sem auxílio, Marcelo voltou a solicitar ajuda, desta vez ironizando a situação: “Tripulação foi embora e me esqueceram. Vou roubar este Airbus. Será que é fácil pilotar?”.

Após mais de uma hora, o escritor voltou a postar no twitter, finalmente já fora da aeronave: “Sério. Demoraram mais tempo para me tirarem do avião do que o voo Rio-São Paulo”. A TAM deu a desculpa, completamente esfarrapada na minha opinião, de que os elevadores especiais estavam atendendo outros voos e que em nenhum momento esqueceu do passageiro.

Ok, mas agora alguns detalhes, por experiências próprias. Primeiro que não é necessário elevador nenhum para colocar e/ou tirar passageiro algum de um avião. Até podem ser usados, mas não são essenciais. Bastam duas pessoas para auxiliar o cadeirante. Segundo, se não haviam esquecido dele, jamais deveriam te-lo deixado sozinho na aeronave. Sinto muito TAM, mas essa desculpa não colou.

Aliás, aproveito a oportunidade de falar mal da TAM para fazer outra reclamação. Sábado liguei na empresa para saber onde encontrar o formulário para conseguir o desconto para acompanhantes de deficientes. Mas para minha surpresa a atendente me informou que "A TAM não oferece esse serviço senhor". Ah? Como assim? É uma norma da ANAC, e até onde eu saiba elas são obrigatórias e não facultativas. Após mais de meia hora tentando explicar as normas para a atendente, e sem obter sucesso, desisti. Reclamei via twitter e Facebook e pasmem: a resposta e o formulário chegaram rapidinho.


"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends" 
Martin Luther King Jr.

Na vitrola:

Um comentário:

Juliana Medeiros disse...

Será que acontecem coisas mais absurdas que essas? Bom, infelizmente já sei a resposta :(