domingo, 25 de março de 2012

A banalização da violência

Opa, eu sou contra a violência, seja ela contra mulheres, crianças, animais, qualquer que seja a forma. Também, sempre que posso, dou a maior força e apoio à campanhas (por motivos óbvios) para auxiliar quem precise de determinada ajuda para realizar algum sonho, tratamento de saúde ou apenas para tornar algo público, com o desejo que determinado fato não volte a acontecer. 

Porém, o motivo deste texto é o método, o qual contesto, que algumas pessoas adotam para essa divulgação através, principalmente, das redes sociais. É fato constante abrir determinada rede social e me deparar com fotos chocantes que vão desde animais maltratados, mulheres machucadas até crianças com doenças degenerativas. Acho que expor este tipo de foto altamente agressiva não é a melhor maneira de alerta. Pelo menos não através do Facebook por exemplo. 

É inegável o fato de que elas cumprem a missão de chocar e chamam a atenção das pessoas. O problema é que as pessoas que se chocam são as mesmas que jamais fariam algo do tipo. Sem contar que o Facebook é um espaço onde nem sempre se pode escolher o que ver. A imagem simplesmente "grita" na sua cara, aparece sem pedir licença na sua timeline
  
Já ficou claro que sou contra a divulgação deste tipo de imagem. Acho errado de qualquer forma, mas se realmente quiserem fazer, que façam através de email que é um meio mais reservado e atinge apenas o próprio dono. Aí outros vão dizer: "Mas a ideia das imagens chocantes é justamente essa, de chocar e atingir o maior número possível de pessoas". Ok, mas antes de divulgar será que você já pensou se fosse um amigo ou algum familiar seu? Será que gostaria de ter a imagem deles rodando o mundo como forma de alerta? Muitas vezes a pessoa que tem sua foto exposta sequer sabe do fato.

De 10 imagens e campanhas que são divulgadas via internet, mais da metade são falsas. Servem apenas para se tornarem "virais". Falo isso por conhecimento de causa. Na época da minha campanha várias pessoas questionaram e quiseram me ver para crer. Tudo porque em outras situações já foram enganadas. As vezes as pessoas apenas compartilham a foto ou história, sem nem mesmo saber se ela é realmente verdadeira.

Ninguém é obrigado a ao ligar o computador se deparar com um animal estraçalhado ou uma criança mutilada. É desnecessário, quase uma banalização da violência. Com o tempo, nada mais nos chocará (se é que já não estamos assim). Acredito haver maneiras melhores para tornar uma causa pública e conquistar o apoio popular. Basta se expressarem de forma adequada. Conseguindo, garanto que atingirão o objetivo sem "ofender" absolutamente ninguém.

"If you are afraid of failure you don't deserve to be successful"
Charles Barkley

Na vitrola:

Nenhum comentário: