segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano novo, problema antigo

O ano é novo, mas a reclamação é antiga. Acessibilidade, ou no caso, a falta dela. Após passar alguns dias de férias com a família, resolvi começar o ano com o pé na porta. Na ida, já havia passado por tal situação, a qual resolvi filmar na volta para que tivessem uma ideia.


Ok, foi rápido, parece fácil e tranquilo para mim e para os que me carregaram, certo? ERRADO. Ter que ser carregado é horrível, constrangedor e como diria a Sandra Annemberg, totalmente deselegante. Alguma pessoa "normal" foi carregada? Não? Então eu também não deveria ser. Direitos iguais, mas isso só acontece na nossa imaginação. Na prática, o Brasil está bem longe de cumprir o que escreveu na Constituição Federal. Até quando vamos ter que passar por isso? Começo a duvidar até mesmo das melhorias prometidas para a Copa do Mundo em 2014.

Agora, adotando a política do bate depois assopra, um elogio. No aeroporto de Brasília, encontrei bebedouros e banheiros amplamente acessíveis e ideais em um aspecto que poucos percebem. Os banheiros devem ser além de amplos, para ambos os sexos. Assim, evitam o constragimento, no meu caso por exemplo, de ao ser ajudado por uma mulher, ela não precisar entrar em um banheiro masculino ou ter que me levar no feminino.

Simples, não? Pois é, só espero ver isso mais na prática e não tanto apenas na teoria, nas leis e projetos que quase nunca saem do papel.

"I can accept failure. Everyone fails at something. But I can't accept not trying."
Michael Jordan

Na vitrola:

Nenhum comentário: