sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O futuro a Deus pertence

Sabe o futuro? É, aquele mesmo que com frequência encaramos, fazemos planos, traçamos metas e objetivos a serem alcançados. Então, tenho pensado cada vez mais sobre ele. Eu vivo em uma rotina quase exaustiva e em constante diálogo com o meu futuro, ou mais precisamente com quem, lá em cima, cuida dele por mim. Estabeleço planos para tentar torná-los possíveis. Ao longo do caminho, vou avaliando a minha vida e tentando perceber, aos menores sinais, se estou chegando perto ou me afastando da possibilidade de concretizá-los.

Talvez eu seja metódico demais, organizado demais, mas sempre fui assim e não acredito que isto seja um defeito, talvez possa ser, mas nada de grave. É algo natural, que ocorre automaticamente ao colocar a cabeça no travesseiro. É como se um trailer passasse pela minha cabeça. Começa com a manhã seguinte, o resto do dia, da semana, do mês, até chegar aos objetivos a longo prazo. Aqueles a serem conquistados dentro de um ano, dois, três...

Se não bastasse, depois do acidente, passei (e aprendi) a ter sempre um plano reserva. Assim sendo, costumo ter o plano A e o B, para caso algo de errado no primeiro. Há exatos 5 anos atrás, meu plano A corria perfeitamente, até assustadoramente bem. Tinha 21 anos, faculdade em andamento, carro pago com meu próprio salário e um emprego sólido, com promessa de crescimento.

Foi então que Deus resolveu frear um pouco as coisas e me apresentar, quase que obrigatoriamente, ao plano B. Raiva? Revolta? Ódio? Se tive algum destes sentimentos, foi no começo. Somente até eu me dar conta do que, e principalmente o porque do que eu estava passando. Afinal, nunca menti e jamais afirmei que foi ou que é fácil passar por uma mudança tão grande e repentina. Não só na minha vida, mas na vida de todos os que convivem ao meu redor. Aliás, esta é sem sombra de dúvida a consequência mais difícil de encarar.

Hoje, vejo que eu precisava passar por tudo isso, me fez crescer. Na minha cabeça não existe sequer um segundo de arrependimento. Veja bem, eu disse arrependimento. Isso não quer dizer que não fique triste quando volto no tempo e imagino como estaria a minha vida se eu não tivesse pulado naquela piscina. Mas também penso em como estaria a minha família caso isso não tivesse ocorrido. Será que ainda estariamos juntos? Será que todos estariam bem? Não sei, nem nunca saberei.

O que busco diariamente é aproveitar cada dia que tenho para tentar ser uma pessoa melhor. A vida é muito curta. Estamos aqui para melhorar, nos aperfeiçoar e com isso errar cada vez menos. O acidente me ensinou coisas em 5 anos que, normalmente, eu não aprenderia em 30. Vivenciei experiências incríveis, conheci pessoas maravilhosas e passei por sentimentos que jamais pudesse imaginar sentir.

Se Deus queria me mostrar outro caminho, mesmo que mais difícil, aqui estou, com o plano B em mãos e pronto para encarar o que for preciso para alcançar meus objetivos. Sei que não deveria, mas estar deficiente, acaba gerando uma vontade ainda maior de provar aos outros e a mim mesmo que ainda sou capaz de alcançar tudo o que sempre sonhei. Os obstáculos existem, problemas irão surgir, decepções irão acontecer, umas maiores, outras nem tanto. E caso algo saia errado novamente? Sem problemas, posso até cair em mais algumas piscinas por aí, mas os planos C, D, E... estão devidamente preparados.

"Se você está entediado com a vida, se você não se levanta todas as manhãs com um desejo ardente de fazer as coisas, é porque você não possui objetivos suficientes".
Lou Holtz

Na vitrola:

5 comentários:

Vera Lúcia disse...

Amo todos os seus textos, você consegue transmitir realmente tudo o que sente e pensa a respeito dos temas que aborda. Parabéns.

Tiago Brandão disse...

Isso ai Fabão, bola pra frente. Abraço

Anônimo disse...

Voce não precisava de modo algum passar por esse calvário, para atingir esse nível de entendimento. De modo algum!

rose disse...

OI FABITO,HOJE CONHECI SEU BLOG.MORO AQUI EM GUAPORÉ.VI VÁRIAS VEZES CAMISETAS, ESCRITO BORA FABITO,E PENSAVA COMO SERÁ QUE ELE ESTÁ.HOJE LENDO VEJO QUE VC É UM LUTADOR,E ADMIRO SUA FORÇA DE VONTADE.QUE DEUS TE ILUMINE,E TE DE FORÇAS SEMPRE.ESTAREI AQUI SE PRECISAR,TORCENDO POR VC AMIGO...ABRAÇO...

Anônimo disse...

Ola, na verdade você nem me conhece, vi o seu twiter em um amigo em comum e resolvi dar uma olhada no seu blog. Adorei ler os seus posts. Fiquei impressionada com a sua coragem e com a maneira que você enxerga a vida. Felizmente não tive uma piscina na minha vida, no máximo tenho poças de água e já reclamo um bocado. Espero poder aprender um pouco com você e quem sabe a poças não irão mais incomodar. Parabéns a sua família e a você por juntos conquistarem sonhos.