segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Futebol e acessibilidade

Opa, ontem fiz mais uma aventura movida pela paixão de ser Gremista. Fui com meu pai assistir ao jogo do Grêmio contra o Atlético-GO, em Goiânia. Eu sei que o Grêmio costuma se dar mal jogando por lá, mas como sou teimoso, lá estive novamente. O resultado? ........Oi? ........Hein? Teve jogo ontem? ;)

Bom, jogo a parte, aproveitei para testar a acessibilidade, educação e respeito do povo e das condições do estádio Serra Dourada. Afinal, apesar da cidade não ser uma das que sediarão jogos, a Copa do Mundo de 2014 está bem próxima.

Ao chegar no estádio, ainda no carro, e ao informar ser cadeirante, um funcionário logo indicou o lugar reservado para estacionar. Local bem próximo das bilheteria e do portão de entrada do estádio, muito bom por sinal. Na bilheteria, sem filas, foi fácil comprar o ingresso, o qual eu não precisei pagar por ser deficiente. Não sabia disso, aliás não existe um regra. Determinados eventos cobram, alguns só a meia entrada e outros não cobram nada.

Para entrar no estádio, como a cadeira não passa pela catraca, foi necessário abrir um portão ao lado. Mais uma vez, ponto para os funcionários, que assim que viram, já foram me direcionando para o portão específico que, não deveria, mas estava trancado.

Ao chegar na arquibancada destinada para os torcedores do Grêmio, o primeiro problema. Não havia um espaço exclusivo para cadeirantes. Tive que parar a cadeira na rampa de acesso, ao lado da escada que possibilitava a entrada das demais pessoas (foto ao lado). O chão era irregular, meio inclinado, o que dificultou posicionar a cadeira e me deixou um pouco desconfortável, apesar da visibilidade do campo ser excelente.

Outro problema foi que quem estava comigo, não podia sentar ao meu lado, justamente por ter a escada e nenhum assento. Talvez o estádio até tenha um espaço exclusivo para cadeirantes, mas não para os torcedores visitantes. Quanto ao banheiro, bom o banheiro é sempre um problema sério. No estádio, não havia nenhum para deficientes, a saída foi não beber nada durante os 90 minutos.

Resumindo, o Serra Dourada tem fácil acesso para estacionar, é bem sinalizado, os funcionários foram educados e prestativos, mas o estádio peca em detalhes que prejudicam bastante. Coisas simples, que com pouquíssimas mudanças são facilmente resolvidas e tornariam a vida dos deficientes bem mais tranquila. Como será em 2014? Acredito e torço muito, para que um dos principais legados que a Copa do Mundo nos deixe, sejam melhorias na questão da acessibilidade. Só me resta alertar e aguardar.

"Fracassar depois de longa perseverança é muito mais sublime do que nunca ter feito um esforço suficientemente bom para ser chamado de fracasso."
George Eliot

4 comentários:

Jaques disse...

Tem que melhorar muito, caso contrário a vergonha vai ser grande em 2014.

Anônimo disse...

Olá Fábio, o espaço destinado aos cadeirantes fica atrás dos gols, é uma parte improvisada e somente no lado dos visitantes é coberta (devido a briga do clássico que danificou a outra parte). Já na parte dos "amendoins" logo abaixo das cabines de rádio tem outra parte destinada para cadeirantes e com bancos para acompanhantes. Faço estágio lá e estamos em fase de adaptação às exigencias dos bombeiros e da norma 9050, até 2015 acredito que teremos um estádio melhor e mais acessível. Espero ter contribuido e que, sabendo que não paga e que tem locais melhores para assistir, passe a frequentar mais jogos lá. Ps:. Escrevo como trocedora que frenquenta o estádio, sou ATLETICANA. ;-)

Waldison Nunes disse...

Costumo ir aos estádios no DF e raramente vejo cadeirantes, é lamentável essa falta de acesso. Infelizmente nem todos por aqui tem os mesmos direitos. Parabéns pelo blog, muito bom.

Anônimo disse...

Como sería bom se uma pessoa ligada a esse estádio pudesse ler as coisas que foram ditas aqui e postasse um comentário que diria assim: Caro Fábio, lendo seus comentários neste blog, pudemos sentir as suas dificuldades. Quero lhe dizer que vamos fazer todos esforços para corrigir os problemas salientados. É graças a pessoas como voce, que apontam os problemas, que podemos sempre melhorar. Um abraço.