domingo, 2 de janeiro de 2011

Diferenças de acessibilidade


Olá e feliz 2011. Espero que este seja um ano maravilhoso para todos que acompanham este blog, assim como começou e espero que termine o meu ;)

Hoje quero relatar algo que percebi de diferente no tratamento das pessoas com os deficientes físicos ai no Brasil, mais precisamente em Brasília e aqui nos Estados Unidos, em especial em San Diego. É estranho, mas aqui nos EUA, as pessoas me encaram menos por eu estar numa cadeira de rodas do que no Brasil. Aqui parece ser normal a presença de um cadeirante nas ruas, em um shopping ou restaurante por exemplo.

Até mesmo as crianças, que as vezes encaram apenas por curiosidade, sem a menor maldade, coisa que compreendo e acho completamente normal. O que chamo a atenção é pelo fato da normalidade que um deficiente é encarado. Por aqui não me sinto tão extra terrestre assim.

Quanto a acessibilidade, estou podendo comprovar na prática alguns dados que havia lido em pesquisas recentes. O Brasil está realmente bastante atrasado em suas políticas públicas para os portadores de necessidades especiais. Além das ruas aqui serem totalmente adaptadas, estou aqui a exatos 19 dias e ainda não encontrei uma rua sem acesso. Outro fator importante, é que todas as rampas tem a inclinacão exata para facilitar o acesso, independente da deficiência da pessoa. O respeito também vale ser ressaltado.

Um problema comum no Brasil é ver carros, motos ou tele entulhos estacionados em vagas para deficientes ou então bloqueando o acesso as rampas de acesso. Isso quando não são cones ou cavaletes. Problema pelo qual ainda não passei por aqui.

Aqui tudo é tão acessível, que eles se dão o direito de não darem preferência em filas para os deficientes e o incrível, é que eu concordo com tal atitude. Afinal, sendo tratado com toda a dignidade e respeito, devido a qualquer cidadão comum, ficar numa fila não é problema algum.

Os Estados Unidos são o paraíso para os deficientes? Não sei, acredito que nem cheguei perto de tal conclusão. Mas acredito que ainda temos muito o que aprender e melhorar no Brasil. Porque no fundo, a real mudança começa dentro da cabeça de cada um de nós e a palavra chave é RESPEITO.


3 comentários:

Toti disse...

Sensacional, Fabito! Fico feliz de ver você ter a oportunidade de poder fazer esse tipo de comparação e, claro, prestar o serviço da divulgação dessa informação.
Vai com tudo, tamo junto!!
Beejo Toti

Tati Sabadini disse...

Fabito!!! Que bom poder acompanhar você nesse novo ano e novo caminho. Aproveite bastante. Beijos. Tati

Karine Duarte disse...

Olá Fábio, através do Hugo Borin eu tenho acompanhado seu blog e fico muito feliz, pois só de vocês estarem ffazendo tratamento aí no Project é uma vitória a mais na vida de vcs..
Desejo que seu ano de 2011 seja cheio de conquistas. Que você tenha sempre fé que que tudo vai certo.. assim como já está acontecendo!
Fé e força!
Abraços

Karine Duarte