sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SUPREMACIA PAULISTA


Não estamos mais na época da política café com leite*, mas a supremacia paulista sobre o resto do país parece estar de volta e agora no futebol brasileiro. Dos 20 times que irão disputar a serie A do campeonato brasileiro de 2009, 7 poderão ser do estado de são paulo.


Palmeiras, Santos, São Paulo e Portuguesa participam da primeira divisão nesse ano e receberão a companhia de mais três paulistas que garantiram o acesso a série A em 2009, são eles o Corinthians, Santo André e Barueri. Com a provável queda da Portuguesa a série B de 2009 os paulistas ficariam com 6 equipes na competição.


Uma das razões dessa invasão de equipes paulistas no cenario nacional do futebol se deve ao grande poder aquisitivo centralizado no estado, além das cotas de televisão e patrocínio recebida pelos clubes. Sim, os outros clubes do Brasil também recebem essas cotas mas em valor inferior devido a visibilidade e audiência das equipes de são paulo em comparação com as demais.


Vale lembrar que desde 2003 quando se deu início a formula de pontos corridos foram disputados seis edições das quais em cinco o título ficou em mãos paulistas. O caso parece ser de difícil resolução e cada vez mais inevitável que daqui a alguns anos os clubes de são paulo tomem conta do campeonato brasileiro fazendo dele um grande e inchado campeonato paulista.


Nenhum comentário: